Festa do Peão de Taquarussu | Informações.

rodeio-2019-taquarussu-ms

Festa do Peão de Taquarussu. Confira todas as informações sobre shows, programação, eventos, como chegar e onde se hospedar. Atualizado 2019.

Onde fica o rodeio de Taquarussu


O rodeio de Taquarussu fica na cidade de mesmo nome, ela está situada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Leste de Mato Grosso do Sul localizando-se a uma latitude 22º29'16" sul e a uma longitude 53º21'05" oeste. Suas distâncias de referência são: 333 km da capital estadual (Campo Grande) e a 1.160 km da capital federal (Brasília).
O endereço do recinto da festa do peão de Taquarussu é avenida: Felinto Müller, 1608 , no recinto José Modesto Dias.



História de Taquarussu

No final da década de 50, atraídos pelas terras férteis, pioneiros de diversas etnias como nordestinos, paulistas e paranaenses chegaram em busca de melhores oportunidades de vida. A existência de grande número de propriedades rurais com pequenas demarcações, na região, levaram seus moradores a erguer um povoado. Benedito Machado, Manoel Antônio Marciano Cordeiro,Agenor Francisco dos Anjos, Miguel Araújo, lotearam suas propriedades para a implantação do novo povoado. Com a colaboração de Valero Nunes de Souza que elaborou a planta da nova comunidade. Em 1963, Antônio Rodrigues, estabeleceu a primeira casa comercial.

Distrito criado com a denominação de Taquarussu, pela Lei Estadual nº 3708, de 24 de maio de 1976, subordinado ao município de Batayporã. Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Foi elevado à categoria município com a denominação de Taquarussu, pela Lei Estadual nº 77, de 12 de maio de 1980, desmembrado do município de Batayporã e instalado em 16 de junho de 1981.

Topônimo – O que significa Taquarussu

Taquarussu tem o seu nome em decorrência da existência de grande quantidade de bambus ou taquaras, mais conhecidos como taboca ou Taquarussu, planta da família das gramíneas, que ainda subsistem nas matas e mais especificadamente nos lugares denominados Iguaçu e Machado, onde se instalaram os primeiros moradores deste município.

Turismo em Taquarussu

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

O Parque na Bacia do Rio Paraná, criado como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta/CESP. Foi criado em 17 de dezembro de 1998 com objetivo de preservar os últimos remanescentes de ambiente de várzea livres de represamento, na bacia do Rio Paraná, e possui mais de 73 mil hectares de extensão, perfazendo uma área de 6.161,80 km², abrangendo além de Taquarussu os municípios de Jateí e Naviraí.

Os varjões do Parque do Ivinhema compreendem o último trecho livre, sem represamento, do Rio Paraná. É uma área de inundações periódicas, protegendo refúgios de espécies animais e vegetais do cerrado e da floresta estacional.

Área de Preservação Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná

Esta unidade de conservação está localizada nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país; nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e sua área total é de 1.003.059 ha.. O município de Taqaurussu é o único que está totalmente inserido dentro da área desta unidade ocupando 105.487,796 ha.

Esta unidade foi criada para proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, tais como: o cervo-do-pantanal, o bugio, a lontra, a anta, a jaguatirica e a onça-pintada; garantir a proteção dos sítios históricos e arqueológicos.

Estação Ecológica Municipal Veredas de Taquarussu

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu significativa contribuição para a criação da Estação Ecológica (Esec) Municipal Veredas de Taquarussu, localizada no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, gerida pelo ICMBio entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O decreto de criação da estação ecológica, assinado pelo prefeito de Taquarussu (MS), Roberto Tavares de Almeida, foi publicado durante a Semana do Meio Ambiente, no início deste mês, e reforça a conservação da APA. A Esec é uma categoria de unidade de conservação de proteção integral e tem regras mais rígidas de uso do que as áreas de proteção ambiental.

Com 3.065 hectares, a Estação Ecológica Municipal Veredas de Taquarussu fica em uma das áreas naturais mais importantes da APA, região de tensão ecológica onde há ecossistemas de Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. A criação da unidade teve como principal objetivo proteger de forma integral áreas de várzeas e os últimos remanescentes de veredas da região.

Todo o processo de criação ocorreu em parceria com o ICMBio. O alerta para a proteção do patrimônio natural de Taquarussu teve início com uma série de denúncias de destruição de extensas áreas de veredas no município junto ao Conselho Gestor da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.

Fonte: Wikipédia

Programação do Rodeio de Taquarussu 2019


A organização do evento ainda não disponibilizou informações relevantes sobre quem serão os cantores da festa do peão em Taquarussu e as datas que ocorreram a festa. Atualizaremos a pagina assim que houver um posicionamento dos organizadores.

Rodeio de Aparecida do Taboado | 2019

Atrações no Rodeio de Taquarussu 2019


Os organizadores estão trabalhando incansavelmente para trazer os melhores cantores sertanejos de nível nacional para o evento de rodeio.

Preço dos Ingresso para o Rodeio de Taquarussu 2019


Ingressos não disponibilizados para venda. Ainda não foram criados pontos de venda para ingressos.

Prêmios para montarias Rodeio de Taquarussu 2019


As inscrições para montarias em touros ainda não foram abertas, preços das inscrições e premiações do evento disponíveis em breve. Fique com este video com uma das melhores festas do peão de Taquarussu.



Calendário Nacional de Rodeios - programação de rodeios

Festa do Peão de Taquarussu/MS - 2017

Ainda não foi divulgada agenda de shows e programação de rodeios, havendo as informações o post será atualizado.

rodeio-taquarussu-logomarca



Festa do Peão de Taquarussu | Informações. Calendário Nacional de Rodeios 5
Festa do Peão de Taquarussu. Confira todas as informações sobre shows, programação, eventos, como chegar e onde se hospedar. Atualiz...
Festa do Peão de Taquarussu | Informações. 4 stars 5 stars 1 star
Festa do Peão de Taquarussu. Confira todas as informações sobre shows, programação, eventos, como chegar e onde se hospedar. Atualiz...

Compartilhe
Calendário Nacional de Rodeios

Author:

Confira o calendário por mês!